quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Nasce uma estrela


NASCE UMA ESTRELA

A lendária atuação do jovem Theo Walcott no jogo de ontem não deixa dúvidas: o garoto será craque.

Quando foi jogado para as luzes do estrelato com uma surpreendente convocação para a Copa do Mundo de 2006, Theo James Walcott possivelmente nem sabia o que significa para um inglês representar sua seleção. O English Team é mais que uma equipe; é uma entidade, um patrimônio nacional. Os ingleses são fanáticos. Seguem sua seleção pelos quatro cantos do mundo. Ontem não foi diferente.

Apoiado por milhares de fanáticos, Walcott teve uma das melhores atuações individuais de um jogador com a Inglaterra. Muitos compararam o jogo de ontem ao 5-1 contra a Alemanha, em 2001, quando Michael Owen também marcou três gols, completando um hat-trick.

A atuação de ontem é algo surpreendente. Desde sua chegada ao Arsenal e sua convocação para a Copa do Mundo de 2006, sua carreira estacionou por um bom tempo. Walcott demorou a evoluir, sempre à sombra de outros grandes jogadores no Arsenal. Mas desde que Wenger lhe deu a camisa 14, de um dos maiores jogadores da história do Arsenal (Thierry Henry), o jovem inglês parece ter recomeçado sua carreira. Desde a pré-temporada, vem muito bem, jogando à vontade pelos flancos dos Gunners. Apesar de torcedor declarado do Liverpool, Walcott esnobou Chelsea, Tottenham, Man Utd e, alegadamente, Real Madrid, Juventus, Milan e Barcelona para seguir seu sonho de jogar com Henry no Arsenal. O sonho durou apenas por alguns treinos, já que o garoto, à época com 15 anos, não figurou nenhuma vez em 2005-06 pela equipe principal dos Gunners.

Mesmo assim, Sven-Göran Eriksson surpreendeu toda a Ilha ao chamar Walcott para a Copa do Mundo. Nos amistosos preparatórios, Walcott jogou sua primeira partida pela Inglaterra, aos 16 anos. Mas não ganhou nenhum minuto durante a campanha inglesa na Alemanha.

Em 2006-07 e 2007-08, Theo estacionou sua carreira. Entrava esporadicamente e não era mais o jogador insinuante dos tempos de Southampton. Somente no fim de 2007-08 que ele deu sinais de vida novamente, tendo sido o principal jogador do Arsenal no confronto de quartas-de-final contra o Liverpool. Os gunners foram eliminados, em Anfield, mas Walcott fez uma jogada mágica, dando um passe magistral para um golaço de Adebayor.

E ele seguiu sua ótima forma para a atual temporada e parece ter ganho a confiança de Fabio Capello, já que ele iniciou os dois jogos da atual campanha inglesa nas Eliminatórias para a Copa de 2010. Contra Andorra, Walcott foi apenas discreto. Já no confronto com a temida Croácia, o jovem gunner entrou para a história, ao ajudar a Inglaterra a exorcizar os fantasmas croatas e a derrotar a equipe de Slaven Bilic pela primeira vez em casa.

Nenhum comentário: