quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A estrela da Companhia


FRANK LAMPARD - A ESTRELA DA COMPANHIA

Muito se fala sobre Steven Gerrard e como ele é a síntese do jogador moderno: ataca e defende com a mesma qualidade e tem um senso de liderança tremendo. Após a identificação das óbvias qualidades do capitão do Liverpool, como se para atestar que se trata de um jogador de classe mundial, seus admiradores começam a compará-lo com Frank Lampard.

As comparações começam e, em quase todos os itens, Gerrard atropela seu colega de seleção: é mais rápido, chuta melhor, desarma melhor, cobre espaços com mais qualidade, etc...Parece que Lampard é apenas um jogador comum.

Não, não é. Nascido em 1978 em uma família do futebol (seu tio é o atual treinador do Portsmouth, Harry Redknapp, e seu pai já foi assistente do West Ham), Frankie Lampard é especial. Tanto para os torcedores do Chelsea quanto para os torcedores do futebol bonito, bem jogado. O jogador, vice-capitão do time de Londres, é completo como atleta. Posiciona-se com tremenda qualidade, sempre dando opções para seus companheiros; é dono de um potente chute que é certeza de perigo para o gol adversário; sua incisividade ofensiva é invejável, assim como sua capacidade defensiva (tanto nos desarmes como na ocupação de espaços). Sua liderança dentro do elenco do Chelsea é clara.

Pode-se dizer que José Mourinho tem grande participação no jogador em que Lampard se tornou: após a chegada do português, Lampard liderou o Chelsea em dois títulos inglês, duas Copas da Liga e uma FA Cup. Além de ter sido eleito o segundo melhor jogador do mundo (feito que Gerrard nunca conseguiu). Após a saída de Mourinho, ‘’Lampsy’’, como é carinhosamente conhecido pelos ingleses, balançou. Ficou por muito tempo dividido entre a possibilidade de fortificar seu legado no Chelsea e se reunir com o treinador que mais lhe marcou. A lealdade com os Blues falou mais alto e o meia renovou por cinco anos com o Chelsea.

Há tempos, no entanto, Lampard não vinha bem. Bastou uma temporada jogando um futebol abaixo da média (2006-07, que mesmo assim incluíram 20 gols na temporada e várias assistências no processo) para que seus críticos o atacassem e as comparações com Gerrard viessem à tona. Nada que abalasse Frankie: ele sabe de seu potencial e sabe do que pode oferecer aos fãs do Chelsea. Após um começo ruim na última temporada (apimentada pelo rompimento dos Blues com José Mourinho), o meia liderou uma das maiores temporadas do clube inglês, que terminou de forma trágica (com a dramática derrota na Liga dos Campeões diante do Man. United) e sem títulos (o Chelsea conseguiu incríveis quatro vices – Supercopa da Inglaterra, Copa da Liga, Campeonato Inglês e Liga dos Campeões).

O momento mais marcante da campanha veio na semifinal, contra o Liverpool. Abalado por traumas de eliminações seguidas nas mãos dos rivais, o Chelsea jogava sua vida no confronto. Com muita valentia e sorte, os Blues empataram o primeiro jogo, em Liverpool. Tudo parecia bem encaminhado no confronto de volta quando Fernando Torres empatou o jogo e levou a partida para a prorrogação. Frank Lampard, que havia perdido a mãe apenas uma semana antes, converteu o pênalti que praticamente selou a classificação do Chelsea para a sua primeira final européia. Ele comemorou chorando muito e apontando para o assento vazio do estádio ao lado de seu pai, homenagem clara a sua mãe que batia ponto em todos os seus jogos.

O legado de Lampard com o Chelsea não se estende na Seleção Inglesa. Apesar de ter mais de 60 jogos pelo English Team, Lampard é constantemente contestado pelos torcedores ingleses. É consenso que o seu estilo de jogo é incompatível com o de Steven Gerrard. Gareth Barry, volante mais contido cujo estilo casa melhor com o do jogador do Liverpool vem sendo preferido no lugar de Lampard, que perde cada vez mais espaço no time inglês. A julgar pelo brilhante início de temporada de ‘’Lampsy’’ (5 gols em 7 jogos), no entanto, Capello poderá se ver obrigado a rever suas preferências e os problemas de incompatibilidade entre Lampard e Gerrard, as duas estrelas da companhia inglesa.

Nenhum comentário: