sábado, 12 de abril de 2008

A Revolução de Redknapp


A REVOLUÇÃO DE REDKNAPP
Como Harry Redknapp levou o Portsmouth da segunda divisão à Europa e à final da FA Cup


Tendo sido objeto de várias compras e vendas ao longo do último século, o Portsmouth FC, clube do sudeste da Inglaterra, vive um raro momento de glória. A equipe, atualmente possuída por Alexandre Gaydamak (francês, descendente de russos e com passaporte israelense), está na final da FA Cup e em sexto na Premier League (posição que garante ao time uma vaga na próxima Copa da UEFA).

Muito desse momento deve-se ao trabalho de Harry Redknapp, treinador inglês que começou no futebol como mais um produto da tradicionalíssima Academia de Futebol do West Ham. Harry é pai de Jamie Redknapp (ex-jogador do Liverpool) e tio de Frank Lampard (ídolo do Chelsea) e iniciou sua carreira no Pompey como diretor de futebol, em 2001. No início de 2002 ele virou técnico da equipe pela primeira vez.

Durante seu primeiro período como Manager, Redknapp conseguiu levar o Portsmouth à Premier League, após 16 anos fora da elite. Contudo, problemas de relacionamento com o então presidente Milan Mandaric fizeram com que Harry pedisse demissão. Mais problemas para o veterano técnico surgiram quando ele aceitou a proposta para se tornar Manager do Southampton, rival do Pompey. Redknapp não foi bem nos Saints: a equipe foi rebaixada e o treinador não conseguiu formar um time capaz de subir novamente. Após mais desentendimentos, desta vez com a hierarquia do Southampton, Redknapp voltou para um Portsmouth diferente.

A equipe vinha muito mal na EPL 2005/06 e se aproximava perigosamente da zona de rebaixamento. Redknapp, impulsionado pelas libras de Gaydamak (que havia acabado de comprar o clube), refez o elenco e manteve o Portsmouth na elite inglesa. Em 2006/07, Harry seguiu fazendo boas contratações. David James, Sol Campbell, Sulley Muntari e Nwankwo Kanu atestam isso.

Mais do que a rotina de ótimas contratações, que em 2007/08 continuou (com a aquisição de Jermain Defoe, Glen Johnson, Lassana Diarra), o maior mérito de Redknapp foi formar uma equipe competitiva, que ajudou a erguer o perfil do clube no cenário inglês, e tornar o Pompey um candidato usual às competições européias. Status que pode ser conquistado independentemente da posição final do Portsmouth na EPL, já que o vencedor da FA Cup, título que a equipe não vence há 69 anos, conquista uma vaga para a Copa da UEFA. E Harry Redknapp quer triunfar em Wembley, não somente para levar o Pompey à Europa, mas para conquistar, também, seu primeiro título na carreira.
--
Na UEFA Champions League, semifinal inglesa: Liverpool e Chelsea irão se defrontar pela terceira vez em quatro anos, na principal comeptição européia. Dia 22, em Anfield e dia 30 em Stamford Bridge. Na outra semifinal, Barcelona e Manchester United tentarão uma vaga na final. Dia 23 de abril, no Camp Nou e dia 29 no Old Trafford.
--
Edição: A princípio, o Portsmouth já tem vaga garantida na próxima Copa da UEFA, haja visto que o seu adversário na final da FA Cup é galês e não poderia representar a Inglaterra. No entanto, há alguns burburinhos na UEFA de que, caso o Cardiff conquiste a Copa da Inglaterra, ele poderá jogar a Copa da UEFA. O palpite do blog é de que não passarão de burburinhos já que Pompey deve conquistar facilmente (e merecidamente) a FA Cup.

9 comentários:

Anônimo disse...

Estamos tds na torcida pelo primeiro titulo desse novo grande treinador, Redknapp.

Mais uma vez, parabéns pelo texto!!

Anônimo disse...

Belo texto como sempre.

Portsmouth eh um time chato a ser batido pelos grandes, no Fratton Park praticamente é formado um caldeirão..

Até simpatizo com o Pompey mas pode ser que daqui uns anos passe de time "simpático" à time dificil de ser batido.

Diogo

Anônimo disse...

Forca Portsmouth, deperte essa torcida que sempre te seguiu e seguira!!!

Cheers.

Unknown disse...

Pesquisa muito bem apurada e texto brilhante. Go, Cardiff!

Vida longa ao blog!

Anônimo disse...

ótimo texto!
belo trabalho do Harry
Pompey é NIko e mais 10! :P

Bruno "Mosquito" Saldanha disse...

E pensar que a alguns anos eu só sabia que PORTSMOUTH existia por causa do Championship Manager. Depois desse "Efeito Fênix" deles é que eu fuiv er que eles eram bem bons!!!

A matéria tá foda! Desde já torço por este sujeito!!!

Anônimo disse...

O texto está excelente. Esse garoto tem futuro!

Olho nele!

Abs!

Anônimo disse...

bom texto, mas o blog necessita de ter atualizacoes mais constantes

Anônimo disse...

Acho que o futebol inglês ainda vai ficar mais disputado do que o brasileiro em termos de equiparação do nível das equipes (evidentemente e indiscutivelmente MUITO acima dos times brasileiros).
Para que isso ocorra, torço para que mais equipes alcançem o status de grandes.
Com relação ao texto, bastante sucinto e objetivo, além de informativo.

BRENNO .