terça-feira, 15 de abril de 2008

O Centurião


O CENTURIÃO

Com algum atraso, o Inglesada faz uma retrospectiva dos 100 jogos de David Beckham pelo English Team e apresenta os outros Centuriões


Ao jogar contra a França, no amistoso do dia 26 de março, David Beckham se tornou apenas o quinto jogador inglês a ter 100 participações em jogos pela seleção. Ele se junta a Billy Wright, Sir Bobby Charlton, Bobby Moore e Peter Shilton, lendas inglesas que também alcançaram a expressiva marca. São os Centuriões.

Quando realizou seu maior sonho (jogar profissionalmente pelo Manchester United), David Robert Joseph Beckham não imaginava que, junto com a fama, viria uma página da história do futebol inglês dedicada a ele. O jovem Becks fazia parte de uma geração que fez história no Manchester United. Ele, Ryan Giggs, Paul Scholes, Gary e Phil Neville e Nicky Butt foram os jovens que, contando com o apoio incondicional de Sir Alex Ferguson, conquistaram para o United seis Premier Leagues, 2 FA Cups e 1 Champions League, no épico jogo diante do Bayern.

Antes disso, Beckham fez sua estréia no English Team (1996) e passou pelo seu pior momento na carreira: a expulsão diante da Argentina na Copa do Mundo de 1998. Após a consagração com o Manchester United veio o reconhecimento com a Seleção: em 2000, ele foi nomeado capitão da Inglatera e em 2001 se consagrou de vez ao classificar sua seleção na Copa de 2002 marcando um lendário gol de falta no fim do jogo contra a Grécia. Becks seguiu como capitão nas copas de 2002 e 2006 e Euro 2004. Ao fim da copa de 2006, aos 31 anos, Beckham cedeu o cargo de capitão mas não se aposentou da seleção. Desde então foi chamado poucas vezes e nessa última oportunidade alcançou – merecidamente – a lendária marca.

Os outros Centuriões:

- Billy Wright (1946-59):

.Lealdade. Essa é a palavra que pode definir Billy Wright. Tendo jogado toda sua carreira nos Wolves, Wright foi capitão da Inglaterra nas Copas de 1950, 54 e 58 tendo sido alçado a esse posto em 1948. Ele fez 105 jogos pela seleção, marcou 3 vezes e faleceu em 1994, com 70 anos de idade.

- Sir Bobby Charlton (1958-70):

.Um dos maiores jogadores ingleses da história, Charlton formou- se no Manchester United e sobreviveu ao desastre de Munique, em 1958. Após a tragédia, ele foi chamado pela Seleção Inglesa e acabou jogando 106 partidas e marcando 49 gols. Foi parte integral do time que ganhou a Copa de 1966.

- Bobby Moore (1962-73):


.O maior capitão da história do English Team, Bobby Moore foi revelado pela Academia do West Ham e fez sua estréia na seleção em 1962, contra o Peru. Virou capitão em 1964 e participou da maior conquista de sua Seleção. Ele teve 108 partidas e 2 gols marcados pelo selecionado. Faleceu em 1993, com 51 anos.

- Peter Shilton (1970-90)

.Shilton é o recordista de partidas pelo English Team: 125 no total. Em uma história que começou em 1970 e se estendeu até 1990 quando o goleiro tinha 41 anos, Shilton teve altos e baixos com o selecionado inglês. Sua disputa com Ray Clemence e a sua participação na ótima campanha na Copa de 1990 contrastam com sua falha no jogo decisivo das Eliminatórias para a Copa de 1974.

-

Ontem, o Chelsea empatou com o Wigan pela 34a Rodada da EPL e se distanciou do Manchester United, que venceu no domingo o Arsenal. A diferença dos Blues para os Red Devils é agora de 5 pontos.

10 comentários:

Anônimo disse...

Sem dúvidas um texto para acordar qlq um durante seu sono REM. hahahahahaha!!

Beck ainda superará a marca do lendário Peter SHilton de 125 jogos. Torço por isso!!

Anônimo disse...

Só a titulo de curiosidade, joão e o Sr segredo aqui de cima, Peter Shilton foi goleiro q tomou o lendário gol de mão de Diego Maradona! hahaha

Unknown disse...

Um Centurião jogando no LA Galaxy tá mais para Cavaleiro do Zoodíaco do que qualquer outra coisa.

Anônimo disse...

concordo com o edsilveira_00, mas acho q dificilmente o "ex-galactico madrileño" ira passar a marca do peter

Unknown disse...

acho que depende mais dele do que ninguém... depende do futebol e do interesse demonstrado por ele... ele tem futebol pra isso, basta saber se ele vai querer.

Unknown disse...

Uma pena que a carreira de Beckham esteja chegando ao fim, sou um fã dele e aprendi a gostar de seu estilo de jogo.

Anônimo disse...

Quando Beckham foi para os EUA ele ficou 100 prestígio nenhum. Porém, há de se reconhecer que é um ícone publicitário.

p.s: Mais uma vez João Xavier demonstra seu talento e sua aptidão de um exímio jornalista!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Bruno Saldanha disse...

"100 caps" é pra poucos.

Ae ficou flórida a matéria!!!
Muito legal =]

A hundred Becks =]