segunda-feira, 10 de março de 2008

A Magia da FA Cup




Quando se fala na Inglaterra sobre a FA Cup, o torneio de clubes mais antigo do mundo, as imagens que os locais constroem são as de confrontos épicos em que o mais fraco, não raro subestimado pelo time grande, luta muito e ganha, causando o que se chama de ‘’Cup upset’’, a famosa zebra. Essa possibilidade ganha proporções maiores, pois há times de toda a ilha disputando o torneio, incluindo equipes das divisões inferiores e até amadores. Na atual temporada, 731 times disputaram a FA Cup.

O mito da magia do torneio aparece justamente quando há confrontos comparáveis à história de Davi x Golias, e os ‘Davis’ do futebol inglês saem vitoriosos. O que torna esse tipo de jogo ainda mais especial é a chance que jogadores medianos têm de aparecer para o grande público, jogar contra craques mundiais em estádios lendários. Eles fazem desses confrontos verdadeiros eventos e normalmente comemoram muito quando são sorteados contra times grandes.

É nesse contexto que se insere a edição 2007/08 da FA Cup. Nos últimos anos a Copa foi dominada por times da Premier League que não davam chances para os menores chegarem. Desde 1980, quando o West Ham venceu o Arsenal, um time de Segunda Divisão não leva a FA Cup. Recentemente, apenas clubes da EPL vêm se classificando para a final, que voltou a ser disputada em Wembley ano passado. No entanto, esse ano o mito da magia voltou com toda a força. Isso porque, após as quartas-de-final, jogadas no último fim de semana, três dos quatro clubes semifinalistas são da Segunda Divisão. O Barnsley, comandado por Simon Davey, se tornou oficialmente o Giant-Killer dessa edição ao eliminar Liverpool e Chelsea em seqüência e garantir um lugar entre os 4 semifinalistas.

Oriundo da Championship (segunda divisão), o time de Barnsley é sinônimo de modéstia. Tem apenas um título em sua história: a FA Cup de 1912 e foi fundado em 1887, nunca tendo passado uma temporada na Primeira Divisão. No atual elenco dos Tykes, há dois brasileiros: Dennis Souza, que se destacou no jogo contra o Chelsea, e Anderson da Silva, ex-Everton.

O Barnsley enfrentará o Cardiff City, time que está inserido no sistema inglês de futebol mas é galês. Jogando também na segunda divisão, os Bluebirds são um pouco mais tradicionais que seus rivais vermelhos: já ganharam a FA Cup, em 1927 (o único time não-inglês a ganhar um dos três grandes torneios ingleses) e já foram semifinalistas da Recopa Européia. Os comandados de Dave Jones querem fazer história não só na FA Cup: o clube pretende subir para a EPL e ser o primeiro time não-inglês a ser promovido para a nova Primeira Divisão. No entanto, os galeses deverão ter que esperar mais uma temporada já que atualmente eles se encontram apenas em 14º na Championship, há 11 pontos da zona de classificação para os play-offs.

Na outra semifinal, o (agora) favorito Portsmouth enfrenta o West Brom. O Pompey, dirigido por Harry Redknapp, vem formando um bom time e sai na frente na disputa para vencer a FA Cup. O time de Portsmouth foi bicampeão inglês, em 1949 e 1950. Além disso, eles buscam o bicampeonato da FA Cup, com seu primeiro triunfo tendo sido em 1939.

Já o West Brom, também conhecido como W.B.A. (West Bromwich Albion) é o time mais tradicional em FA Cups dos remanescentes dessa edição: conquistou-a cinco vezes. Em busca do sexto triunfo em Copas da Inglaterra, os Baggies contam com a sorte: o Portsmouth é o único time da Premier League entre os 4 semifinalistas e tem vários jogadores de seleção.

De qualquer forma, o fato de que, necessariamente, um time de fora da Primeira Divisão (EPL) chegará à final pode ser sinal dos novos tempos da FA Cup. Tempos mágicos.


Curiosidades:

. Os dois jogos de semifinais serão jogados em Wembley. Uma recompensa polpuda para W.B.A., Barnsley e Cardiff que terão a chance de pisar na Casa do Futebol.

. O técnico do Barnsley, Simon Davey, é de Swansea, região galesa que abriga o Swansea City, o maior rival do Cardiff. Davey já declarou que espera um suporte extra da sua terra natal.

. O Portsmouth vem fazendo bela campanha na EPL, lutando por classificação européia. Ao derrotar o Man Utd e ver o Barnsley vencer o Chelsea, o rótulo de favorito caiu no colo de Redknapp e companhia. Eles poderão adquirir uma vaga na Copa da UEFA via FA Cup.

. O atacante nigeriano Kayode Odejayi, que fez o gol da vitória do Barnsley sobre o Chelsea trocou de camisa com John Terry, e ainda descolou um autógrafo com o capitão do Chelsea. Odejayi pretende emoldurar a camisa autografada e colocar em um ''lugar especial'' na sua casa.


12 comentários:

EndrewFaray disse...

Belíssimo texto,esse pequenos time só em está entre os 16 melhores é porque eles tinha qualidade não estavam ali atoa.Acho meio que normal a eliminação do chelsea pois o time não demonstrou tanto empenho em vence o Barnsley,ele ofereceram perigo em muitos momentos e estão de parabéns!
Queimei minha lingua rindo do Liverpool

Unknown disse...

Há tempos a Internet carece de um blog de qualidade dedicado ao futebol inglês! Com muita propriedade disse o autor, o futebol praticado do outro lado do Canal da Mancha vem crescendo de forma galopante. Vida longa para o blog e parabéns ao autor!

Unknown disse...

Muito bom JV, sempre visitarei aqui. ;]


abs.

Anônimo disse...

Belo texto, belas comparações, belas curiosidades.
Estamos tds ansiando por novos textos acerca dessa paixão q é o futebol inglês.

Anônimo disse...

Adicionado aos blogs favoritos do Carmona.

Parabens e forca, voltarei aqui frequentemente.

Bruno "Mosquito" Saldanha disse...

Po essa parada de Zebras lá na Inglaterra é foda!!!
Cansei de ver meu Arsenal ser eliminado por algum timeco!
Hahahaha
O texto tá muito bem escrito hein!
Abraços!!!

Unknown disse...

Muito bom JV.

Torcerei para o Barnsley. Eles merecem.

Anônimo disse...

Bom texto fera!

Mais esse mito é mto mais por desdenho dos grandes do que força dos pequenos......

Mais taí a graça da coisa...... pq q os grandes entram "cagando" em campo e pq q os pequenos entram "comendo grama" é uma questão bastante subjetiva e difícil se obter uma resposta....

Bom para os torcedores dos pequenos e não mto agradável para os torcedores dos grandes clubes....

Uma pimentinha no futebol da terra da rainha!!!!

Abraços,

Josias

Anônimo disse...

Excelente texto, boas curiosidades e comparações. Espero que mantenha a qualidade do trabalho e sempre atualize o blog.
Abracos, Renato

Anônimo disse...

Além da minuciosa e bem feita lista de informações, fui brindado com um texto emotivo e passional.
Que essa mescla de paixão e razão possa iluminar o seu árduo trabalho.
Grande abraço,
Brenno.

Thiago Araújo disse...

Apesar do nível técnico cair consideralmente sem equipes TOPS, a FA CUP volta a ter a sua ¨graça¨ vai ser interessante ver essas equipes disputando o título, fico na torcida para o Cardiff, muito bom texto!

Anônimo disse...

Boa Jovi, pelo jeito vai ser um jornalista de primeira! Mto bom texto, eu que não sei nada de futebol acabei me interessando, principalmente pelas curiosidades.
Abraços!